domingo, 4 de julho de 2010

18.30h 22/03/2010 1ª aula

A partir de agora eu e esta galera registraremos nossas vivencias e compreensões sobre as aulas da disciplina Trajetória do Ser, ministrada pela Profa. Dra. Wlad Lima, aqui neste diário de bordo.



Início do processo/trajetória de formação do elenco a licenciatura plena em teatro 2010 da Escola de Teatro e Dança da UFPA, com a direção da professora Wlad Lima, ministrante da disciplina Trajetórias do ser. Nosso primeiro contato foi na sala 05 laboratório de teatro, tipo caixa preta, com varas de iluminação, equipamento de som, piso maravilhoso em tábuas corrida. Que bom seria se toda sala de aula neste país fosse apropriada como esta, não seja pela falta de condições dignas que recuaremos na tarefa de educar, afinal essa dificuldade de infra-estrutura pode ser mais um estimulante desafio para mudanças.

A diretora/professora Wlad, iniciou com a exposição do cronograma do plano de desenvolvimento das atividades curriculares da disciplina Trajetórias do ser, em seguida a ela ministrou o exercício de apresentação. Ela reservou uma cadeira no circulo formada pelo elenco/alunos/as para que um a um nós os aspirantes a estréia como educadores/as em teatro sentássemos lá e nos apresentássemos sobre a orientação de dois comandos:

1- Falar de si

2- E dizer o que sabemos sobre teatro?

Muita expectativa, afinal não é nada fácil a gente falar de si, muito menos dizer que sabe alguma coisa.

A maioria falou um pouco do seu currículo, do seu processo no exame de habilidades para o vestibular, das suas expectativas em relação a este novo fazer em suas vidas e das “crises” (ou não) das famílias sobre a escolha de um curso que para parte da sociedade não é visto como profissão segura, respeitável e rentável. Surpreendeu-me positivamente saber que na turma tem gente que nunca fez teatro.


Sobrevivemos às apresentações e a diretora pediu para lermos um texto O riso do gato de Alice, revista isto 24/03/2010, sobre a exposição "te iludo" de Fábio Moraes.

Finalizamos o dia com uma avaliação das atividades




Nenhum comentário:

Postar um comentário