domingo, 4 de julho de 2010

18.30h 29/03/2010 2ª aula

Inicio do seminário


Narrativas enviesadas de Katia Canton


Expositor: Silvano Amorim


Debatedora: Patrícia Grigoletto


Aplausos para Silvano Amorim e duplos aplausos para a, 2ª aula do 1º semestre e já abri o ciclo de seminários “não é moleza”, o Silvano ainda vá lá que é professor, mas a Patrícia estreante total, mas parecia que todo dia apresentava seminário, admiro a determinação dela.

Pelo menos eu que estava como platéia, acho que eles não se importaram com essa situação, muito menos se intimidaram com a ansiedade de praxe, tiraram de letra, e olha que o texto é daqueles que exige muita leitura para ser compreendido.

Descascaram o abacaxi como puderam!

Pode-se dizer que a Wlad não subestima nossa capacidade, a mulher sabe escolher texto técnico para contribuir de fato com a nossa formação acadêmica.


Fala da autora: Proponho o conceito de "narrativas enviesadas" para comentar uma forma particular e contemporânea de contar histórias.

As narrativas enviesadas contemporânea também contam histórias, mas de modo não linear. No lugar do começo-meio-fim tradicional, elas se compõem a partir de tempos fragmentados, sobreposições, repetições, deslocamentos. Elas narram, porém não necessariamente resolvem as próprias tramas.

Após a exposição do Silvano, a Patrícia comentou depois a platéia debateu o que entendeu, ou não, e este é o momento que eu acho mais enriquecedor, por que acredito que na fala interrogativa, propositiva ou afirmativa de cada um, pode estar o esclarecimento, ou não, para todos, percebi que tenho que me debruçar muitas vezes sobre o livro da autora e de outros livros ou recursos de pesquisa que possam me esclarecer de fato sobre o tema, até realmente me apropriar com segurança dele, por que algum dia em minha estréia em sala de aula a frente de um elenco de alunos/as vou ter que dar saber direitinho desse conhecimento.


Minhas conclusões:


A proposta deste tipo de narrativa desconstrói a forma de narrar linearmente, provoca a fragmentação de uma lógica de construção da concepção do pensamento artístico contemporâneo, e que, apesar do estranhamento que obras enviesadas possam causar em quem as apreciam, não prejudicam sua compreensão.

Pretendo ainda ler muito o livro da Kátia Kanton e de outros autores, recorrer também a outros recursos como ler e ver obras enviesadas para clarear meus entendimentos sobre "narrativas enviesadas".

Dando continuidade aos trabalhos a Mayra leu seu diário de bordo e fizemos um exercício de desdobramento com o seguinte comando pratico:

  • Lembrar de uma imagem marcante da infância e representá-la.

O Renan se propôs descrevendo um momento em que andando de bicicleta... (uma cena que com alguns de seus familiares, pai e irmãos).

Em seguida, (sobre instrução do comando) alguns voluntários tinham que experienciar com impulsos do movimento do coração os personagens descritos no relato da lembrança de infância do Renan.

Depois de um tempo o Renan saía de cena observa e avalia as semelhanças, ou não, com seu relato. Ele ficou impressionado com a semelhança expressa no exercício de seus colegas com o seu relato.

Outros voluntários vivenciaram a mesma prática...

Repetimos o exercício com outros atores/alunos com uma alteração significativa quem daria o comando seria um de nós e teríamos a possibilidade de alterar o comando inicial dado pela Wlad. O Rafael e o Leandro se propuseram a comandar, mas ficou confuso e tenso, podemos evidenciar a importância de se compreender exatamente o comando do exercício a ser ministrado.

Ao final da aula avaliamos e fora positivo a dificuldade dos colegas em comandar, por que percebi que na prática da docência, precisamos também de discernimento, clareza, objetividade, tranqüilidade e amabilidade para ministrarmos os exercícios.

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