domingo, 4 de julho de 2010

18.30h 24/05/2010 10ª aula

A Exibição das Palavras – Uma idéia (política) do teatro - Parte I. Denis Guénon

Expositora: Kátia Dias


Comentadora: Caroline Domingues


Preparei uma exposição simples e didática com auxílio de slydes:


  • O teatro requer uma convocação de espectadores em público

  • O teatro é lugar do público - do público reunido

  • A instância política que ordena o teatro é em primeiro lugar, a arquitetura.

  • A arquitetura, como se sabe, é arqui-política: arte instituída pela política e que talvez, em contrapartida, a institua.

  • As arquiteturas marcantes do ocidente: greco-romana, a elisabetana e à italiana produziram volumes redondos.

  • A herança da arquitetura política do teatro ocidental: o círculo

  • Boa disposição para se ver e ouvir

  • Ao armamos um tablado em um lugar de circulação pública os curiosos se dispõem em círculos – se não houver obstáculos

  • No teatro o prazer não é solitário

  • O público quer se perceber coletivamente

  • Quer se sentir, se ouvir, pertencer aquela reunião

  • Querem se ver uns aos outros

  • Daí a necessidade de teatros circulares

  • As salas retangulares colocam o espectador de frente para o palco, por um lado, proporcionam melhor visibilidade, por outro, criam teatros detestáveis: frígidos, para dizer o mínimo.

  • Existem salas retangulares com uma acústica excelente, porém sua frieza – ausência da misteriosa “boa relação” entre o palco e a platéia, à qual os atores se referem.

  • Após a Segunda Guerra, a França por razões de modernismo tanto quanto de economia apresentava em um único lugar teatro e cinema. O fracasso foi completo.

  • A forma retangular privilegia boa visão da poltrona da imagem

  • Ela não impede, mas também não encoraja comunicação entre o público


A Carol comentou sobre suas experiências no teatro relacionando com o tema.




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