domingo, 4 de julho de 2010

18.30h 07/06/2010 12ª aula

As máscaras mutáveis do Buda-Canalização Dourado Mark Olsen

Expositador: Wallace Nobre


Comentadora: Delianne Lima




Refletindo sobre a práxis teatral percebemos uma realidade cada vez mais plural e multifacetada da chamada cena contemporânea, nunca imaginei, mas já desconfiava das possibilidades do ator ser um canal na construção de sua poética.

Quando li A Preparação do Ator de Stanislávski (minha primeira leitura de um encenador/teórico do teatro), fiquei impressionada, apaixonada comprei o livro que logo ficou encardido, eu andava com ele dia e noite, não conseguia parar de ler.

Neste semestre nossa professora a Wlad nos apresenta o livro As máscaras mutáveis do Buda Dourado de Mark Olsen para realizarmos um seminário sobre o capitulo Canalização.

No livro o ator-autor Mark Olsen associa a experiência ocidental do ator, as tradições chamadas secretas, de conservação de princípios e técnicas de atuação, e procedimentos espirituais da cultura oriental, muitos deles utilizados também como metodologias de treinamento e preparação do ator para a performance de cena.

E indica a existência, também na obra de Stanislávski, de diversos princípios que se coadunam a idéias recorrentes no campo do desenvolvimento espiritual do indivíduo, como o conceito de concentração da atenção e o estado, por ele denominado de “eu sou” - princípio também recorrente em diversas religiões místicas e correntes esotéricas, como é o caso da cabala e da alquimia (OLSEN, 2004: 27).

Bom o assunto é profundo e eu vou passar as férias lendo Stanislávski, Artaud, Grotowski e Mark Olsen.










Nenhum comentário:

Postar um comentário