domingo, 4 de julho de 2010

18.30h 19/04/2010 5ª aula

O apelo afetivo do cheiro – Deleite dos sentidos. Lúcia Santaella da obra Lições e subversões.

Expositora: Carmem Mourão


Comentador: João Guilherme


Citando a autora:

Os órgãos da visão e audição, olhos e ouvidos, estão diretamente conectados ao cérebro, são buracos complexos que ligam o cérebro ao mundo exterior, partes do cérebro voltadas para fora. O tato é um órgão motor, corporal. Está distribuído por todo corpo, embora algumas regiões sejam privilegiadas por que são mais excitáveis devido à concentração de feixes nervosos. O olfato e o paladar são sentidos mais orgânicos, pois nariz e boca são buracos ligados aos interiores do corpo. Por isso mesmo, são sentidos viscerais. p141.

...os sentidos criam uma orquestração, complementam-se, interpenetram-se. Sob esse aspecto, é curioso notar que o cheiro é o único sentido que não se combina com o tato, do que se extrai o caráter muito peculiar das sensações que provoca, das emoções que sugere e dos sentimentos que evoca.

É sabido que o olho e o ouvido são sentidos táteis. As sensações de proximidade e distancia das coisas visíveis e da fonte de origem do som são sensações táteis. No caso do paladar, a língua é notadamente um órgão tátil. O cheiro, por seu lado, é algo que emana, exala, fica suspenso no ar. É visceral e ao mesmo tempo etéreo. É matérico e ao mesmo tempo evanescente. Deixa rastros, mas invisíveis.P142.



O toque do olhar

Quando meus olhos te tocam constatam a maciez de tua pele

Sinto vibrar em nossos corpos a invasão da volúpia espalhando o cheiro do desejo

Meu corpo no teu atado por nossas mãos rolam num entrelaçamento harmonioso

Em cada mergulho que nele faço afogo-me e embriago-me nas gotas que

brotam dos teus poros

Estamos plenos, saciamos a sede, bebemos nossos corpos

Abraçados vibramos a um só compasso, ouvimos os mesmos sons, exalamos o mesmo cheiro, cravamos nossas bocas no mesmo sabor com as mesmas cores.


Na exposição da minha colega Carmem era explicito seu compromisso com o estudo e a preparação do seminário.

O meu colega comentador João Guilherme trouxe à cena a lembrança de espetáculos que tinham em seu conteúdo o apelo forte de cheiro como: “Genet O palhaço de Deus” e “Em nome do amor” (1990) do saudoso diretor Luiz Otavio Barata, encenado pelo grupo de teatro Cena Aberta (1988). Fez referência também ao espetáculo A Dama da Noite da diretora Wlad Lima, montagem do Grupo de Teatro Cuíra.


Outros foram citados mais eu não encontrei as referências.

Fiquei feliz! Adoro quando estou com os teatreiros e eles começam a contar as histórias do seu fazer teatral em décadas anteriores a minha aproximação do teatro.



Aula prática

O jogo: Sentado em uma cadeira o aluno/a teria que contar um acontecimento marcante em sua família, que ao ser narrado provocava fortes emoções, ao final abraçaria o colega sentado ao lado do jeito que este gosta de ser abraçado, e ele então começaria o seu exercício.


Participantes: Rose e Romário, Ícaro e Kayo


Se houve equívocos na compreensão do jogo isso foi o que menos importou diante da avalanche de emoções que inundou a sala Se uma das matérias do ator necessárias para o envolvimento da platéia é a emoção fizemos um bom reservatório.




Nenhum comentário:

Postar um comentário