domingo, 4 de julho de 2010

18.30h 03/05/2010 7ª aula

Jogar, representar (Introdução e a capacidade do jogo) Jean – Pierre Ryngaert.

Expositor: Mauricio Fernandes


Comentador: Ramon Riviera


Com base nas suas experiências em práticas dramáticas e em pesquisas dos trabalhos de autores como Miguel Demuynck, Jean Gabriel Carasso, Augusto Boal entre outros, o autor e encenador Pierre Ryngaert ensaia sobre a dimensão da capacidade do jogo, a relação do jogador com o mundo, o indivíduo e o jogo e as complexas relações entre processo criativo e produto. Embora seu discurso esteja no âmbito do teatro não se detém nos elementos que compõem as linguagens da dramaturgia.

Tem como referência para esta abordagem tanto o ator, quanto o não-ator, embora compreenda que ambos possuem práticas diferenciadas.

Com resistência as formas reducionistas e mecanicistas propõe contribuir para o fortalecimento entre pedagogia e dramaturgia.

No jogo experienciamos o sensível no processo de desenvolvimento da criatividade inerente pulsação da vida, estabelecemos relações de grupo e potencializamos as possibilidades afetivas, de imaginação, de comunicação e de expressão dos participantes.

Para o autor o jogo teatral atua nas zonas intermediárias entre o sonho e a realidade e percorre de forma implícita às fantasias.

Após a exposição do tema debatemos o tema em grupo sobre a luz da Wlad, como sempre e depois partimos para o jogo:

Em cena mais um aluno/ator para fazer mais um exercício que não sabemos mais precisar o nome, mas que a galera chama de oculto e que uma vez que ele começa a temperatura da sala sobe e desce temperada de muita emoção com direito a risos e choros.


A narrativa do Kayo:


Eu sonhei com o papai um dia antes da missa de sétimo dia da morte dele. Neste sonho ele voltava pra casa depois que todos da família achavam que ele estava morto, eu abraçava ele e chorava muito e disse a ele que no dia seguinte seria a missa de sétimo dia de morte dele. Ele só me dizia que estava tudo bem e que era para eu parar de chorar.

Este sonho mexeu muito comigo porque em 7 anos é o único sonho que me lembro ter com ele. Este sonho significa muito, por que eu vejo como uma mensagem que diz que o meu pai está bem e que eu vou voltar a vê-lo.

Avaliamos as atividades e tchau, tchau!

Wlad eu escrevi no relatório que não participei desta aula, foi um engano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário