domingo, 4 de julho de 2010

18.30h 21/06/2010 14ª aula

Apresentação do EU-MUNDO

No decorrer deste 1o semestre de trabalho do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Pará uma das atividades dos/as alunos/as da 2a turma na disciplina Trajetórias do Ser foi experienciar um jogo intenso de lembrar algo marcante em suas vidas e de seus queridos. E, em vários momentos quase todos inundaram a sala de emoção com suas memórias, muitos transcenderam, outros canalizaram...

O imaginário social coletivo se presentificou através de símbolos, testemunhos de crença, sonhos, lendas, aparições...

A alguém ou algo aqui?

...

Marcadamente as religiões e doutrinas espíritas se manifestaram com grande impulso e vontade dos alunos/as em expressá-las: Santo Daime, Umbanda e Espiritismo.

Neste intenso processo de aula/descoberta do ser em vários momentos o desejo de transcender soprou o véu do mistério, do não dito, do guardado nos recônditos da alma humana.

A alma livre se revelou em desordem, atormentada, insegura – expandiu –. E de frente com seus antepassados e o seu passado passou a limpo trechos de seu trajeto. Talvez, depois dessa vivência a esperança brote e se inicie o processo de limpeza em sua áurea.

No final do semestre estas vivencias convergiram para uma apresentação pública de exercícios cênicos:


EU-MUNDO


Neste trajeto apresentamos “A bailarina cerceada” uma bricolagem feita de alguns recortes das narrativas de algumas participantes.

É a história de uma jovem que amava a dança e viu seu sonho de torna-se bailarina interrompido por um ato passional de uma freira membro do colégio em que ela estudava, a religiosa aplicou um castigo (ela bateu na mão da moça) físico na jovem que tecia seu crochê e acidentalmente furou-lhe os olhos.

Compondo esta narrativa a história da grávida que teve sua barriga benzida por preto velho com dendê.




Um comentário: